A base do poliamor é o amor de seres-humanos.
Poliamor é o amor entre pessoas, que casualmente inclui relações sexuais.

Introdução
Primeiro e antes de tudo, poliamor é uma visão de mundo: a percepção que você está permitido a sentir: amar você mesmo e outros, se apaixonar, transar, se decepcionar e compartilhar seus sentimentos com outros. Você deve entender e aceitar que os outros compartilham os mesmos sentimentos e que eles podem se apaixonar e amar outras pessoas de acordo com suas necessidades - e isso está tudo bem. Quando esses sentimentos são naturais e positivos, não há motivos para limita-los a apenas uma pessoa.

Poliamor é um estilo de vida livre que permite adultos confiantes a terem relacionamentos aberto, honesto e suportivos com vários parceiros no mesmo tempo. Esses relacionamentos normalmente são livres de ciumes. Entendemos que nem nossos parceiros nem nós somos perfeitos. Não conseguimos dar tudo o que nossos parceiros precisam o tempo todo. Por outro lado, somos quase certos que o valor que damos é o que precisam.

Diferente dos vários mitos sobre poliamor, você vai encontrar esses relacionamentos baseados em confiança, maturidade e honestidade, já que sem essas qualidades, esses relacionamentos podem acabar. Não fique surpreso, então, que o nivel de confiança entre individuos poliamorosos é maior do que entre os monogamicos comuns.

Poliamor é certo para mim?
Um relacionamento poliamoro é certo para aqueles que tentaram um relacionamento monogamico e concluiram que não era certo para eles ou não era o bastante. Poliamor é também para pessoas que não vão com a ideologia monogamica, já que você ã pode aplicar principios poliamorosos a individuos monogamicos. Não funciona.

Por esse motivo, poliamor não é para todos. Você consegue ver seu parceiro saindo com outra pessoa? Você aceitaria seu esposo dormindo com outra a não ser você? Se as respostas para essas perguntas é não, então poliamor não é para você, e só vai resultar em dor e sofrimento. Mas se você é verdadeiramente livre dessas restrições, você pode querer continuar lendo.

Então onde eu começo?
Como um poliamorista você pode querer, como muito de nós, achar um parceiro primário com quem você vai ter seu relacionamento principal. Ao mesmo tempo, você vai ter amores secundarios com 1 a 3 outras pessoas. Esses relacionamentos podem incluir relações sexuais parciais ou completas; no entanto, todos devem saber, incluindo o seu parceiro primario, que você tem outros parceiros. Provavelmente seu parceiro vai conhecer algum deles